Educação ampla, inclusiva e com potencial transformador

A educação é a base de uma sociedade, e seu fortalecimento pressupõe um conjunto de ações que busquem inclusão e permanência de melhorias constantes. E a escola é o lugar atravessado por estas circunstâncias e condições do mundo em transformação. Nesse contexto, é preciso apostar em qualificação e ampliação dos mecanismos de acesso à educação. Para tanto, algumas bandeiras e novos olhares são fundamentais.

Para fortalecer e ampliar as estruturas do acesso, é preciso ter como foco o entendimento de uma educação pública universal, democrática, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, laica e inclusiva. Afinal, estamos em tempos de afirmação de novos discursos, debates sobre identidades e territórios, buscando outros laços de convívio para além da lógica colonialista. Isso acontecerá com ações de valorização e reconhecimento público dos profissionais dos diversos setores da educação. Gente que acredita em gente.

Escola é o lugar de gente, dizia Paulo Freire. De gentes, aliás, no plural, pois implica numa relação de diálogo e interação entre o espaço interno pulsante e a vida “lá fora”. Por isso, diante dos preocupantes índices de evasão escolar e da faixa de analfabetismo que atingem a nação, é fundamental a defesa de uma educação pública de qualidade, como espaço de afirmação da cidadania. E, para tal, é fundamental o aumento dos orçamentos públicos para o setor. 

Para defender a qualificação da estrutura existente, bem como buscar a ampliação do sistema público de educação, é importante a existência de uma candidatura que se construiu no contexto destas bandeiras e no histórico de lutas já implementado, como descreve a trajetória de Denise Pessôa, que projetou sua figura pública na política caxiense justamente a partir da militância estudantil. E a partir deste lugar que se sonha e se luta por outro mundo, justo.

Na perspectiva de construir outras realidades, aliada à proposta de Lula para a Presidência do Brasil, a candidatura de Denise Pessôa à Câmara Federal se alinha à ideia de redimensionar várias frentes de ação para a reconstrução do país, tendo na educação de qualidade um dos pilares para esta ação potencializadora de um novo tempo para a nação brasileira.