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Denise em manifestação pela educação em Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Educação ampla, inclusiva e com potencial transformador

A educação é a base de uma sociedade, e seu fortalecimento pressupõe um conjunto de ações que busquem inclusão e permanência de melhorias constantes. E a escola é o lugar atravessado por estas circunstâncias e condições do mundo em transformação. Nesse contexto, é preciso apostar em qualificação e ampliação dos mecanismos de acesso à educação. Para tanto, algumas bandeiras e novos olhares são fundamentais.

Para fortalecer e ampliar as estruturas do acesso, é preciso ter como foco o entendimento de uma educação pública universal, democrática, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada, laica e inclusiva. Afinal, estamos em tempos de afirmação de novos discursos, debates sobre identidades e territórios, buscando outros laços de convívio para além da lógica colonialista. Isso acontecerá com ações de valorização e reconhecimento público dos profissionais dos diversos setores da educação. Gente que acredita em gente.

Esse novo fluxo pressupõe a revisão dos programas e ações governamentais, de forma a reafirmar a educação como direito social, com medidas de gestão democrática e inclusiva. A escola, assim, passa a ser vetor de reorganização social, pólo de resistência e construção de laços horizontais de integração das comunidades, da sociedade.  

Além da afirmação da importância do investimento na educação básica, com a existência de creches para os anos iniciais, é preciso também zelar pelo bom encaminhamento das transformações em curso no Ensino Médio de modo que a interdisciplinaridade seja um mecanismo de qualificação desse momento de formação dos jovens brasileiros, evitando a evasão e apostando na perspectiva de continuidade e de acesso ao Ensino Superior

Nesse contexto, também é preciso retomar a bandeira da instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra, bem como buscar a ampliação dos investimentos em universidades federais e comunitárias na região. A perspectiva do aumento dos investimentos federais nos IFRS, bem como a ampliação, por parte do governo estadual, dos cursos e vagas nas unidades da UERGS, são ações igualmente necessárias. É preciso também ressaltar a fundamental valorização dos professores e funcionários ligados a estas instituições. 

Escola é o lugar de gente, dizia Paulo Freire. De gentes, aliás, no plural, pois implica numa relação de diálogo e interação entre o espaço interno pulsante e a vida “lá fora”. Por isso, diante dos preocupantes índices de evasão escolar e da faixa de analfabetismo que atingem a nação, é fundamental a defesa de uma educação pública de qualidade, como espaço de afirmação da cidadania. E, para tal, é fundamental o aumento dos orçamentos públicos para o setor

Para defender a qualificação da estrutura existente, bem como buscar a ampliação do sistema público de educação, é importante a existência de uma candidatura que se construiu no contexto destas bandeiras e no histórico de lutas já implementado, como descreve a trajetória de Denise Pessôa, que projetou sua figura pública na política caxiense justamente a partir da militância estudantil. E a partir deste lugar que se sonha e se luta por outro mundo, justo.   

Na perspectiva de construir outras realidades, aliada à proposta de Lula para a Presidência do Brasil, a candidatura de Denise Pessôa à Câmara Federal se alinha à ideia de redimensionar várias frentes de ação para a reconstrução do país, tendo na educação de qualidade um dos pilares para esta ação potencializadora de um novo tempo para a nação brasileira.  

→ Conheça outras propostas da Denise sobre temas importantes para o Brasil neste conjunto de artigos

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