Saltar links

Deputada Federal Denise Pessôa intermedia reunião entre lideranças da Serra e Gabinete de Crise do Governo Federal sobre desastre ambiental no RS

A Deputada Federal Denise Pessôa (PT-RS) intermediou uma reunião entre as lideranças da Serra Gaúcha e o Gabinete de Crise e Monitoramento do Governo Federal. Durante o encontro, foram repassadas informações aos municípios sobre a necessidade de criação de um plano de ação de cada cidade. Esse documento é elaborado pelo município com as prioridades diante do desastre ambiental que afetou o Rio Grande do Sul.

 ​Ainda na quinta-feira (2), o presidente Lula esteve no Estado e determinou a instalação do gabinete de crise no RS, inclusive com a presença de ministros que vêm ao Estado ouvir as necessidades de cada cidade atingida pela chuva. Denise orientou o grupo a tirar as dúvidas para elaborar os planos de ação de cada cidade.

“Estamos em contato com a Defesa Civil e com o Exército, e hoje chegou mais um helicóptero para realizar os resgates na região. Estou à disposição de toda a Serra Gaúcha como um canal entre a região e o Governo Federal. Cada município tem que elaborar um plano de ação para receber os repasses dos recursos. Ele é apresentado com urgência, e depois podem ir completando, e estamos aqui para auxiliar nesse contato, para orientar como fazer o plano de ação, que é o que garantirá a liberação de recursos”, explica a deputada Denise.

Os integrantes demonstram preocupação com o número de vítimas que podem aumentar, e também com as consequências de as cidades estarem sem acesso e ligação com demais municípios. 

 “A principal preocupação no momento é salvar vidas. Essa é a prioridade, o resgate e a ajuda humanitária. Sabemos que, conforme passar os dias, quando a água recuar, haverá muito trabalho para ser feito. A ligação entre as cidades também é uma questão de vida, de sobrevivência, porque precisamos de conexões, especialmente para os serviços de saúde e urgência e emergência atendidos em outras cidades. Temos que estar juntos para enfrentar as dificuldades”, afirma Denise. 

O coordenador do gabinete do Governo Federal, Maneco Hassen, reitera que equipes da Força Nacional de Segurança e Defesa Civil Nacional já estão trabalhando para resgatar quem está ilhado. 

“O presidente já garantiu que não faltarão esforços, trabalho e recursos para reconstruir o que foi destruído no RS. Temos uma concentração forte em salvar vidas e em preparar esses planos de emergência. As ações vão ser concentradas aqui, os deputados também vão permanecer mais no Estado para articular essas ações e cumpriremos com o que o presidente nos determinou: estar à disposição de vocês para avançar nos temas que vão surgir ao longo dos dias”, garante Hassen. 

O prefeito Adiló Didomenico afirmou que há diversas pessoas ilhadas em pontos onde as equipes ainda não conseguiram chegar. 

“Caxias nunca passou por nada parecido. Não teremos força para recuperar a cidade sem a ajuda do Governo Federal e Estadual”, ressalta ele.

O encontro online iniciou por volta das 18h30 desta sexta-feira (3). A organização ficou por conta da deputada Denise em conjunto com o Mobi Caxias. Participaram da reunião prefeitos, empresários e demais lideranças políticas da região.​

Deixe um comentário