Saltar links

Comitiva caxiense busca políticas públicas para as pessoas em situação de rua

A Deputada Federal Denise Pessôa PT-RS coordenou uma comitiva com os vereadores caxienses Lucas Caregnato-PT e Rafael Bueno-PDT na busca por melhorias para a população em situação de rua em Caxias do Sul. O trio esteve em reunião com o Diretor Substituto de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Anderson Lopes Miranda e Nilton Policena, representante do Movimento Nacional de Luta pelos Direitos da População em Situação de Rua, na manhã desta terça-feira, 27, em Brasília.

“Amanhã dentro da reunião do Conselho das pessoas em situação de rua, serão definidas 30 cozinhas solidárias para o Brasil, e entre elas Caxias será contemplada”, revelou. Ainda conforme a Deputada, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, dará atenção especial para as demandas de Caxias do Sul. Segundo ela, o Ministério vai analisar o projeto da Hospedagem Solidária, coordenada pela Associação Mão Amiga e Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, para ver como o Governo Federal poderá auxiliar. “Temos bons encaminhamentos por aí”.

Ainda durante a reunião, a comitiva também buscou apoio para que Caxias receba dois importantes projetos. Um deles é o Moradia Primeiro, que parte do princípio do acesso imediato de uma pessoa em situação crônica de rua a uma moradia segura e individual no território do município e integrada à comunidade. O outro é o Inverno Acolhedor, que busca atender a população em situação de rua e prevenir o adoecimento e o óbito dessas pessoas em razão do frio intenso.

Saiba mais:
O projeto Hospedagem Solidária contempla a construção de uma casa com quatro andares na Rua Ítalo Victor Bersani, onde a inserção da pessoa em situação de rua possa acontecer através do autocuidado, realização das tarefas domésticas e participação em cursos profissionalizantes. Além disso, a saúde mental terá uma atenção especial.

No mesmo ambiente a casa terá uma cozinha industrial, para o preparo das 1.400 refeições que hoje são entregues às famílias carentes de vários bairros da cidade Caxias do Sul. Além dos andares de dormitório e da cozinha industrial, a casa terá um restaurante para 300 pessoas (por rodada), onde serão servidas três refeições diárias. A casa contará com salas para cursos, atendimento psicológico e atendimento feito por técnicos do serviço social.

Foto: Marcelo Tavares / Divulgação

Deixe um comentário