Em 2011 foi instituída a portaria n°2.836 ̸ 2011, que trata da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (LGBT). Um marco histórico para esta população que, dentro de uma sociedade conservadora, patriarcal e que se utiliza da coerção para impor seus ideais, sofre cada vez mais violência de gênero. O objetivo é garantir a saúde integral a todos esses grupos, estimulando o fim da discriminação e o preconceito estrutural em nossa sociedade. Além disso, visa garantir o atendimento de forma universal, igualitária e equitativa a estes públicos.
Este é um assunto amplo, e a informação é o melhor caminho. Dentro das proposições pela saúde pública, Denise Pessôa se alia a essa comunidade e às suas demandas, tomando a frente na garantia do acesso à saúde pública e gratuita e no direito de todos e todas. Além disso, tem lutado e vai continuar lutando pela vacinação, pelo programa Mais Médicos, pela Farmácia Popular, pelas práticas integrativas e complementares em saúde, entre outras. E para que essas e outras necessidades sejam viabilizadas, vai lutar também pela revogação da PEC 95.
A Política Nacional de Saúde Integral LGBT está estruturada em quatro eixos estratégicos: Eixo 1: Acesso da população LGBT à atenção integral à saúde Eixo 2: Ações de promoção e vigilância em saúde para a população LGBT Eixo 3: Educação permanente e educação popular em saúde com foco na população LGBT Eixo 4: Monitoramento e avaliação das ações de saúde para população LGBT