A deputada federal, Denise Pessôa (PT), participou de audiência pública promovida pela bancada gaúcha, na manhã desta quarta-feira (17), em Brasília. Na pauta, trataram de uma das demandas mais relevantes para a região dos Campos de Cima da Serra: o licenciamento para a pavimentação da ERS 427. No encontro, os deputados conversaram sobre o tema com o Presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. O prefeito de Cambará do Sul, Ivan do Amaral Borges, também participou do encontro.
A parlamentar aproveitou o encontro para solicitar apoio ao Ibama referente ao projeto de revitalização do Jardim Zoológico (JAZO) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Denise entregou a Agostinho o projeto elaborado pela equipe de profissionais da UCS. Esta é uma das principais demandas da instituição de ensino que está empenhada em buscar aporte financeiro para recuperar o local.
A Deputada Denise destaca que o espaço atende animais silvestres e ao longo de 25 anos, desde a abertura, já acolheu cerca de 5 mil animais para atendimento. O espaço recebe animais por solicitação das Secretarias de Meio Ambiente, Estadual e municipais. Eles são acompanhados pela equipe Instituto Hospitalar Veterinário da UCS.
“São atendidas espécies ameaçadas de extinção como o Puma concolor e o Papagaio-charão. Os animais que ficam com alguma sequela física e não podem retornar a vida livre ficam no Jardim Zoológico, onde tem cuidados especiais”, explica ela.
A deputada destaca ainda que a revitalização é necessária para ter condições de manter e ampliar o apoio aos programas nacionais e internacionais de conservação do bioma da Mata Atlântica. Essa ampliação será feita a partir dos cuidados com a fauna silvestre, conscientização ambiental da comunidade geral e a formação de profissionais comprometidos com o meio ambiente.
Sobre a ERS 427
A obra na ERS 427 prevê o asfaltamento de 22 quilômetros entre Cambará do Sul e a divisa com Santa Catarina. Mais conhecida como Estrada do Itaimbezinho, a rodovia está localizada no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Ainda em novembro de 2023, uma comitiva gaúcha se reuniu com o Ibama para solicitar que o instituto delegasse competência ao RS para emissão da licença referente aos seis quilômetros que atravessam o Parque Nacional.
No encontro desta quarta, o Presidente do Ibama afirmou que o licenciamento será repassado ao Estado do Rio Grande do Sul e o Ibama continuará acompanhando o processo, pela importância do projeto.