Descubra tudo que você precisa para votar neste domingo

As eleições estão chegando e finalmente vamos poder votar no projeto que vai resgatar a dignidade do nosso país, com Lula presidente e todo o time no Rio Grande do Sul preparado para trabalhar ao lado dele, com – Denise Pessôa, Deputada Federal – Olívio Dutra, Senador – E Edegar Pretto, Governador

Para garantir que tudo se passe bem no dia da votação, você precisa ficar atento a algumas etapas. Mas fica tranquilo que a gente ajuda! É só fazer o seguinte: 1 - Antes de qualquer coisa você precisa conferir sua zona eleitoral. Ou seja, o local onde você vai votar no dia 2 de outubro. Para isso, você tem 3 opções:

E agora, o que você precisa fazer?

- Na primeira, basta você acessar o site do TSE (www.tse.jus.br), ir na aba “Eleitor e Eleições”, clicar em “Local de votação/zonas eleitorais”, informar o seu CPF ou número do Título de Eleitor, sua data de nascimento e o nome da sua mãe (você pode marcar o quadrinho "não consta” se esse for o seu caso). Ou então por uma consulta na página de Autoatendimento do Eleitor, clicando em “Onde Votar”.

- O TSE também tem o assistente virtual pelo WhatsApp. Então você pode entrar na aba “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Depois, basta escolher, dentro de “Serviços ao Eleitor”, a opção “Local de Votação”. Para finalizar, basta informar os seus dados que eles sinalizarão qual é a sua zona eleitoral. 

- Ou você pode utilizar seu aplicativo do e-Título que, atenção, só pode ser baixado até sábado (01/09). Lá, depois de fazer o seu cadastro, basta clicar no ícone azul que aparece no mapa do seu local de votação, assim você terá uma rota fornecida pelo próprio aplicativo para facilitar sua chegada no domingo.

2 - Com isso feito você saberá onde votar, então tenha certeza que você terá como chegar até o local. Programe sua ida para não ter problemas com trânsito, horários de ônibus e outros imprevistos. O importante é não deixar de ir votar! OBS: Lembre que o voto é secreto! No momento da votação serão apenas você e a urna, ninguém ficará sabendo do que você digitou lá. Então vote com tranquilidade e seguindo a sua consciência. Não precisa se preocupar com o que os outros vão achar.

3 - No domingo você não precisa apresentar seu Título de Eleitor para votar! Basta ter um documento com foto em mãos e, para isso, são aceitos: - e-Titulo (o Titulo de Eleitor digital, desde que esteja atualizado com a sua foto, claro); - Carteira de Identidade; Identidade Social; - Carteira Nacional de Habilitação (CNH); - Passaporte; - Carteira de categoria profissional reconhecida por lei; - Certificado de reservista; - Carteira de trabalho;

4 - Lembre de levar sua colinha em um pedaço de papel, afinal celulares não são permitidos na cabine de votação. Nessas eleições serão 5 cargos, então já anota aí a ordem de votação: - 1333 Denise Pessoa pra Deputada Federal - 5 dígitos do Deputado ou Deputada Estadual da sua preferência - 131 Olívio Dutra para Senador - 13 Edegar Pretto para Governador - E 13 Lula para Presidente Ah, super importante, lembre de apertar a tecla confirma após cada um desses votos, ok?!

5 - E por fim, mas não menos importante, ajude as pessoas próximas a você a se organizarem também! Mostre esse conteúdo a elas e faça sua parte nesse exercício de cidadania que são as eleições! Se você receber alguma fake news ou notar alguma infração no dia das eleições, você pode fazer sua denúncia neste site aqui: www.lula.com.br/verdade-na-rede/.

E para esclarecer qualquer dúvida ou pedir mais informações, você também pode entrar em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (54) 9158-6969. Contamos contigo!