A deputada federal Denise Pessôa (PT/RS), ao lado do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE) José Martins e do vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) Eduardo Scolari, solicitou atenção especial do governo federal ao fortalecimento do transporte escolar e do transporte ferroviário. A deputada foi recebida pelo ministro das comunicações Paulo Pimenta, pelo secretário do ministério das relações institucionais Valmir Prascidelli e pelo secretário nacional de trânsito do ministério do transporte Adrualdo Catão. Também acompanharam as agendas Walter Filipetti, diretor executivo de relações governamentais da ABIMAQ e do SINDIMAQ, Nilton Prascidelli, vice-presidente do SIMEFRE e o ex-deputado Mauro Pereira (MDB).
TRANSPORTE ESCOLAR: CAMINHO DA ESCOLA DEVE SER RETOMADO
José Martins foi um dos idealizadores do programa “Caminho da Escola” criado em 2007 pelo governo Lula que garantiu o transporte escolar a estudantes de zonas rurais e ribeirinhas, proporcionando o acesso à educação pública de milhares de crianças, e relembra a importância de o governo federal investir no transporte escolar. “Temos hoje mais de 60 mil unidades em operação e agora estão sendo trabalhadas dez mil unidades e o negócio está meio empacado por falta de recursos”, afirmou Martins. O ministro Paulo Pimenta informou que o Ministério da Educação deve retomar o Caminho da Escola em breve e que a Casa Civil tentará atrelá-lo ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para facilitar a compra de veículos pelos municípios. “É a primeira vez desde a época do nosso governo que o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) tá sem licitação (para compra de ônibus escolar). Como não tem a licitação, o parlamentar hoje não pode nem colocar emenda, mas vai ser licitado agora, vai ser licitado agora”, afirma o ministro Pimenta.
INDÚSTRIA FERROVIÁRIA TEM POTENCIAL DE GERAR EMPREGOS E PROMOVER SUSTENTABILIDADE NO TRANSPORTE
Já o setor da indústria ferroviária lamenta que, apesar de ser uma solução sustentável de transporte de cargas e pessoas, foi enfraquecido e esquecido pelo último governo. A grande preocupação do vice-presidente da ABIFER Eduardo Scolari é a segurança das pessoas envolvidas no transporte de cargas, tendo em vista que hoje circulam mais de 24 mil vagões com mais de 50 anos, dentre eles 14 mil com mais de 65 anos. Esses vagões manifestam sérios riscos de acidentes em função dos danos ocasionados pela corrosão do ferro, principal material do qual são feitos. “Estamos escrevendo uma norma técnica para definir a idade dos vagões de carga hoje em circulação no Brasil inspirada na regra americana. O documento está praticamente pronto, é estritamente técnico e deve ser apresentado na próxima semana ao Ministério dos Transportes”, comentou Scolari ao ministro Paulo Pimenta. O vice-presidente do SIMEFRE Nilton Prascidelli destacou que hoje a fábrica de vagões está extremamente ociosa, com apenas duas fábricas de vagões de carga no Brasil, sendo uma da Randon em Araraquara e outra da Greenbrier em Hortolândia . “Temos uma capacidade para produzir 10 mil vagões por ano e fazemos mil”, lamentou, reforçando a necessidade de investimento em um setor fundamental para toda a indústria brasileira. O presidente da SIMEFRE José Martins enfatizou a importância da articulação política que culminou nas agendas de hoje – “A deputada Denise Pessôa será nossa porta-voz do transporte ferroviário na Câmara Federal”, afirmou. Os representantes da indústria ferroviária também defenderam a necessidade de haver financiamento do setor via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“Fortalecer o setor ferroviário no Brasil, além de retomar um setor importante da indústria brasileira, é ir na direção de importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como a promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável, já que o investimento no transporte ferroviário reduzirá a emissão de gás carbônico no nosso país”, considera a deputada federal Denise Pessôa (PT/RS).
REUNIÃO COM O PRESIDENTE LULA DEVE SER ENCAMINHADA
Após sugestão do ministro Paulo Pimenta, a deputada federal Denise Pessoa deve encaminhar pedido de agenda com o presidente Lula para apresentação da situação ferroviária do Brasil hoje.