A comitiva da Festa da Uva foi recepcionada pelo Presidente Lula e pela Deputada Federal Denise Pessôa PT-RS em Brasília nesta terça-feira, 12. Além da rainha, Lizandra Mello Chinali e das princesas Eduarda Ruzarin Menezes e Leticia de Carvalho, a comitiva era composta pela vice prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, o presidente da Festa, Fernando Bertotto, a diretora social, Paula Viezzer e o presidente da Câmara de Indústria e Comércio de Caxias, Celestino Loro.
O grupo caxiense esteve acompanhado pela Deputada Federal Denise Pessôa PT-RS pela manhã na Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, onde foram recepcionados pelo presidente da entidade, Edegar Pretto. Na parte da tarde, a comitiva foi recebida pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando foi entregue o convite oficial da Festa.
“É uma festa que mobiliza toda uma comunidade. Não só o setor industrial, mas a área agrícola e da agricultura familiar. Para nós é uma Festa muito importante, tanto que está na 34ª edição e que comemora os 150 anos da colonização italiana no Brasil. A estimativa é movimentar 700 mil pessoas, gerar 10 mil empregos e distribuir 100 toneladas de uva durante os dias da Festa que contará com 400 expositores e diversas apresentações culturais”, destacou a Deputada Denise.
Ainda durante o dia, a comitiva conversou com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos.
Saiba mais:
A Deputada Denise Pessôa PT-RS, que foi vice-presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva em 2022, já participou de uma série de atividades ligadas ao evento esse ano. Em outubro, ela apresentou a proposta de patrocínio para a Festa da Uva durante uma reunião com o gerente executivo de comunicação da Petrobras, Luiz Fernando Maia Nery e o coordenador de Patrocínios Culturais, Milton Pimentel. Já em agosto, a parlamentar esteve reunida com o Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, onde a Festa da Uva esteve em pauta.
Durante as visitas de hoje, a Deputada lembrou ainda, que a 34ª Festa Nacional da Uva 2024 foi aprovada pela Lei Rouanet, o que possibilita a busca de recursos por parte da direção da Festa. “No última edição, a Festa não obteve o acesso à Lei Rouanet. Esse ano o governo tem se mostrado empenhado em apoiar nosso evento que é uma marca nacional e divulga nossa cidade em todo o país”, revelou a parlamentar.
Foto: Ricardo Stuckert / PR