A deputada federal Denise Pessôa (PT/RS), presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, protocolou um requerimento de Moção de Louvor ao diretor Walter Salles e à atriz Fernanda Torres pelo trabalho no filme Ainda Estou Aqui. A homenagem também se estende a toda a equipe envolvida na produção da obra cinematográfica que venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025, premiação inédita a uma produção nacional.
O longa-metragem se destaca por abordar com sensibilidade temas como memória, identidade e resiliência humana, reafirmando o cinema como ferramenta de reflexão e transformação social, inclusive, em defesa da democracia. O filme elevou o cinema brasileiro, e atraiu a atenção da população mundial, que reconheceu a qualidade do longa-metragem.
“Walter Salles tem uma trajetória marcada por obras que emocionam e fazem pensar. Ele consegue traduzir questões humanas com uma estética cinematográfica única, e Ainda Estou Aqui é mais um exemplo desse compromisso com o audiovisual brasileiro”, destaca a deputada.
A atuação de Fernanda Torres também é exaltada na moção. “Fernanda é uma artista de talento inquestionável, que traz densidade e sensibilidade para seus personagens. Seu trabalho neste filme reforça sua relevância para o cenário cultural e cinematográfico do Brasil e país afora, o que é motivo de orgulho para a nossa área cultural”, afirma Denise.
Além de reconhecer os protagonistas do projeto, a ação destaca o trabalho dos roteiristas, produtores, diretores de fotografia, editores, figurinistas, cenógrafos e técnicos que desenvolvem para a realização do filme. “O cinema é um trabalho coletivo e, para que grandes histórias sejam contadas, precisamos valorizar todos os profissionais envolvidos”, complementa a deputada.
A iniciativa também quer reforçar o compromisso da Comissão de Cultura em incentivar e valorizar o cinema, destacando o papel das produções na construção da identidade nacional.