A Deputada Federal Denise Pessôa PT/RS defendeu a implantação da Universidade Federal na Serra Gaúcha durante audiência em Farroupilha. A reunião ocorreu na noite desta quinta-feira, 09, na Câmara de Vereadores. A atividade foi promovida pela comissão do Legislativo em Ação da Câmara de Vereadores de Farroupilha, presidida pelo Vereador Professor Juliano Baumgarten.
A Deputada Denise, que esteve no Ministério da Educação no início de agosto para tratar sobre a implantação da Universidade Federal na Serra Gaúcha, relembrou que o atual governo federal é simpático a essa antiga demanda da região. A Parlamentar também reforçou a importância da mobilização regional em torno da Universidade Federal da Serra.
“Estamos trabalhando no sentido de mobilizar a Serra Gaúcha e ter uma unidade nessa ação. Esse momento é extremamente importante, já que a criação da universidade foi uma das propostas mais votadas do PPA que teve participação popular e mobilização da comunidade. Muitas pessoas não chegam ao ensino superior por falta de oportunidade e isso também, porque o ensino superior é caro”, afirmou.
A Parlamentar disse ainda, que é preciso pensar em alternativas que sejam mais viáveis para que se democratize o acesso ao ensino superior. “Essa será uma conquista de toda uma região. Para isso precisamos cada vez mais construir pontes e mobilizar as pessoas. Hoje, a Universidade pode ser um sonho, mas amanhã ela será uma realidade”, finalizou.
Durante sua fala, o Deputado Estadual Pepe Vargas resgatou a luta histórica da região em busca do ensino superior gratuito. Ele disse ainda, que o pedido mais votado da região no PPA foi a implantação da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado, com 1.375 votos, o que reforça a necessidade por mais opções de estudo superior na região. Já o vereador de Farroupilha, Professor Juliano Baumgarten, lembrou que 90% dos estudantes de Farroupilha utilizam a rede pública de ensino. “Temos demanda, necessidade e precisamos qualificar os estudantes e fazer com que continuem em suas cidades”, afirmou.
Na região, pelo menos 12 Legislativos já aprovaram moções de apoio à criação da instituição de ensino. Além das Câmaras de Serafina Corrêa, Caxias do Sul, São Marcos, Protásio Alves, Nova Roma do Sul, Guabiju, São Valentin do Sul, Fagundes Varela, Garibaldi, Farroupilha, Antônio Prado e Nova Prata, o Parlamento Regional da Serra Gaúcha, o Corede-Serra e a Amesne também sinalizaram apoio à Universidade Federal da Serra Gaúcha.
Participaram do debate ainda, a Coordenadora da 4° CRE, Viviani Vanessa Devalle e a pesquisadora e palestrante, Deisi Noro. Para esta sexta-feira, 10, às 14h, está marcada uma nova audiência em Gramado para debater o tema. A atividade é organizada pelo vereador Professor Daniel.