Saltar links
Denise conversando com trabalhadora de reciclagem

Emprego e empreendedorismo: dois pilares da geração de renda e do fortalecimento da economia nacional

Somos um país feito de gente que vai à luta. Milhões de cidadãos que, em busca da realização de seus sonhos, acordam antes mesmo de o sol raiar. Como protagonistas de suas histórias, estão o empreendedorismo e o emprego, essenciais para assegurar a renda que leva o alimento para dentro de casa.

Sejam os trabalhadores e trabalhadoras que atuam com carteira assinada ou aqueles que criam os seus próprios negócios, todos os brasileiros e brasileiras que estão no mercado de trabalho precisam contar com políticas de incentivo e apoio para se manterem. Mas… Como alcançar esse equilíbrio? A gente traz alguns caminhos neste texto.

O que é o empreendedorismo?

Fruto do espírito de mudança e da vontade de fazer diferente, o empreendedorismo se refere à transformação de ideias em negócios, produtos e/ou serviços. Ele é um dos braços da inovação, que disponibiliza muitas soluções à sociedade.

Somos o sétimo país do mundo com o maior número de empreendedores, segundo o Monitor Global de Empreendedorismo. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Brasil, a pesquisa destaca que pelo menos 14 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos lideram um negócio por aqui. 

Um número como esse comprova a importância do empreendedorismo. Muito mais do que ampliar a oferta de serviços à população, esse modelo contribui para o desenvolvimento profissional de cada um, para a criação de postos de trabalho e para o sustento de muitas famílias. Por isso, ele deve ser incentivado e valorizado.

Tipos de empreendedorismo

O empreendedorismo está em constante mudança e possui diferentes tipos. Entre os principais, estão:

Empreendedorismo cooperativo: Caracterizado pela união de um grupo de empreendedores em torno de uma mesma iniciativa. Baseados na colaboração, todos eles participam das decisões de forma igualitária.

Empreendedorismo de negócios: Faz referência à criação e ao desenvolvimento de estabelecimentos tradicionais. O objetivo é oferecer produtos e serviços às pessoas.

Empreendedorismo social: O foco está no auxílio à comunidade. Ajudar aqueles que mais precisam, sem lucro, é o seu propósito. 

Empreendedorismo verde: Está ligado ao empreendedorismo social e se dedica à preservação dos recursos naturais. Em geral, também não foca no lucro, apenas nas pautas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente.

Além dessas variações, há movimentos como o empreendedorismo feminino. As ações de incentivo à autonomia e à criação de negócios por parte das mulheres fazem parte dele.

Em 2018, Denise Pessôa foi a primeira vereadora a liderar os trabalhos da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Câmara Municipal de Caxias do Sul. No órgão, esteve atenta a questões como essas, além de acompanhar de perto iniciativas voltadas à igualdade entre homens e mulheres.

Como empreendedorismo, trabalho e renda se relacionam?

Muito mais do que a atividade exercida para um determinado fim, o trabalho é uma missão. É um ofício que garante a dignidade de homens e mulheres.

Embora algumas pessoas não percebam, ele está diretamente ligado ao conceito de empreendedorismo. O problema é que, na atualidade, muitos brasileiros e brasileiras têm criado negócios sem orientações que são fundamentais para a segurança financeira, apenas para complementar a renda

O chamado empreendedorismo por necessidade, que acontece em virtude de demissões, por exemplo, tem se tornado cada vez mais comum. Assim, defendemos a necessidade da criação de políticas concretas de incentivo e apoio aos empreendedores, evitando uma série de riscos associados à informalidade.

É igualmente importante resgatar a importância da geração de emprego digno, com carteira assinada, principalmente para as camadas mais vulneráveis da população, e a garantia de oportunidade de primeiro emprego à população jovem e negra. Pelo menos 36,3 milhões de pais e mães de família são regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). O número se refere ao primeiro trimestre de 2022 e foi divulgado pela LCA Consultores, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diante disso, é fundamental criar e fortalecer políticas públicas que visem fomentar a sinergia entre trabalho formal, renda e empreendedorismo. Isso significa apoiar os setores produtivos nacionais, mas também garantir a dignidade de homens e mulheres em todas as modalidades de trabalho.

A Câmara dos Deputados desempenha um papel muito importante nesse cenário. Ela pode – e deve – contribuir com o desenvolvimento de políticas de apoio, valorização e assistência, em parceria com o governo federal e os governos estaduais.

O que Denise defende quanto a empreendedorismo, trabalho e renda

Por meio do eixo Desenvolvimento econômico, social e ambiental integrados em cada região, apresentamos diversas propostas para esse tripé:
• Retomar o crescimento dos empregos, da renda e da busca pela estabilidade
• Restabelecer um ambiente de estabilidade política, econômica e institucional, que proporcione confiança e segurança aos investimentos que interessam ao desenvolvimento do país, dos estados e dos municípios
Recolocar os pobres e os trabalhadores no orçamento, revogando o teto de gastos
• Promover uma reforma tributária solidária, justa e sustentável, que simplifique tributos e em que os pobres paguem menos e os ricos paguem mais
• Retomar a política de valorização do salário mínimo, visando à recuperação do poder de compra dos trabalhadores e das trabalhadoras, bem como dos beneficiários e das beneficiárias de políticas previdenciárias e assistenciais (transferência de renda, entre outras), o que é essencial para dinamizar a economia
• Fortalecer a empresa nacional, pública e privada, ampliando e agregando valor à produção, com ênfase em inovações orientadas para a transição ecológica, energética e digital
• Apoiar o cooperativismo, o empreendedorismo e as micro e pequenas empresas, responsáveis pela grande maioria dos empregos no país
• Estimular a economia criativa e a economia verde inclusiva, baseada na conservação, na restauração e no uso sustentável da nossa biodiversidade
• Defender a imediata aprovação e implementação da Política e do Sistema Nacional de Economia Solidária
• Retomar os investimentos em infraestrutura e em habitação, uma medida urgente para o desenvolvimento e para a geração de inúmeros postos de trabalho

→ Conheça as propostas da Denise sobre outros temas importantes para o Brasil neste conjunto de artigos

Fica por dentro da campanha! Te inscreve pra receber informações exclusivas direto no teu e-mail:

Quero
acompanhar

Fica por dentro da luta!
Te cadastra pra receber as novidades da campanha.

" " indica campos obrigatórios

Política de Privacidade 
Hidden
Quero fazer parte
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Deixe um comentário