Saltar links
Denise falando no microfone ao lado de Edegar Pretto

Edegar Pretto: quem é o candidato ao governo do RS pelo PT?

Edegar Pretto é “herdeiro de uma luta que vem de longe”, como diz Olívio Dutra. Seu pai, Adão Pretto, lutava pelo povo trabalhador ainda nos anos 1980. 

A atuação política de Edegar é uma junção de representações de movimentos sociais do campo e da cidade, afinal, a sua trajetória pessoal está ligada a isso. 

Natural de Miraguaí, interior do Rio Grande do Sul, Edegar nasceu em 17 de junho de 1971. Passou a infância e parte da adolescência na roça, junto com os oito irmãos. Os pais, Otília e Adão, eram agricultores familiares. 

Adão Pretto ajudava na organização da comunidade (era ministro da eucaristia), e logo os movimentos sociais do campo começaram a sugerir sua participação também na política. Decidiram lançá-lo como candidato – algo que nem ele, nem a família, poderiam ter imaginado: um agricultor pobre e sem estudo, que aprendeu a ler com 17 anos, como deputado estadual. “Eu quase caí do banco que eu estava sentado,” dizia Adão, ao relembrar desse momento. 

Em 1986, quando Adão assumiu o mandato, Edegar trocou o campo pela cidade. Acompanhou o trabalho do pai pelo Estado, onde começou a conhecer cada vez mais as necessidades dos trabalhadores

Adão faleceu em 2009. Apenas um ano depois, Edegar, conhecido por “Guri do Adão”, foi escolhido para ser representante desse importante legado político, e tornou-se deputado estadual (2011 a 2014) pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Foi eleito com expressivos 69.233 votos, sendo o mais votado da bancada do PT. Depois, de 2015 a 2018, executou o segundo mandato, após receber 73.122 votos — de novo, o mais votado do partido. Em 2017, foi presidente da Assembleia Legislativa. Em 2018, foi reeleito deputado estadual (outra vez, o mais votado do PT), com 91.471 votos. 

Neste ano, Edegar Pretto é candidato ao Governo do Estado do RS. O plano de governo do candidato, que até hoje é representante dos trabalhadores do campo e da cidade, está organizado em sete eixos:

  • Inovação, sustentabilidade e retomada do desenvolvimento
  • Agropecuária e desenvolvimento agrário e rural
  • Trabalho, emprego, solidariedade e oportunidades
  • Justiça social e pão na mesa
  • Paz, equidade e igualdade
  • Políticas transversais 
  • Governo de todos e para todos e todas

Edegar possui profunda afinidade com os movimentos populares e suas lutas. As causas sociais são sua principal motivação. 

Além de político, Edegar, que é formado em Gestão Pública, integra o grupo Cantadores do Povo, que anima atos e manifestações através da música. É pai de três filhos: Yuri, João e Ângelo. 

Denise Pessôa (PT), candidata a deputada federal, está alinhada com as propostas e visões de Edegar Pretto. Junto com Olívio Dutra, que concorre a senador, eles apoiam a candidatura de Lula para a presidência. Juntos, o plano é reconstruir o Brasil e o Rio Grande do Sul!

→ Conheça outras propostas da Denise sobre temas importantes para o Brasil neste conjunto de artigos.

Fica por dentro da campanha! Te inscreve pra receber informações exclusivas direto no teu e-mail:

Quero
acompanhar

Fica por dentro da luta!
Te cadastra pra receber as novidades da campanha.

" " indica campos obrigatórios

Política de Privacidade 
Hidden
Quero fazer parte
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Deixe um comentário