Saltar links

Deputados solicitam apoio aos municípios atingidos por enchentes causadas por ciclone extratropical

A Deputada Federal Denise Pesssôa PT-RS e o Deputado Estadual Pepe Vargas PT entregaram na última quarta-feira, 06 de setembro, um documento solicitando apoio para resgate, reconstrução e ajuda humanitária de municípios atingidos por enchentes causadas por ciclone extratropical no Rio Grande Do Sul.

Conforme o documento entregue aos ministros Paulo Pimenta e Waldez Góes e ao Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff, os parlamentares demonstraram preocupação com a situação enfrentada pela região. Além disso, o documento expressa as solicitações de diversos moradores, especialmente da Região da Serra Gaúcha, Norte do Estado e Vale do Taquari.

“É nos momentos de crise e desespero que emerge o que há de melhor na humanidade que é a solidariedade. Com união e reconstrução, estamos diante de uma ação integrada entre governo federal, governo do Estado, deputados e deputadas para reerguer nosso Estado, salvar vidas e devolver a dignidade às famílias gaúchas”, destacou Denise.

Entre outras solicitações dos parlamentares estão a solicitação de recursos para ampliar reparar e reconstruir estradas, sistemas de esgoto e fornecimento de água. Além disso, Denise e Pepe solicitaram apoio na reabilitação de escolas e instalações de saúde danificadas, garantindo que os serviços essenciais sejam restabelecidos o mais rápido possível. Outra solicitação dos parlamentares foi a criação de medidas de prevenção e mitigação para desastres naturais, incluindo estudos de mapeamento de riscos e obras de contenção.

Denise e Pepe estiveram em Santa Tereza essa semana. A Deputada Denise lamentou a situação em que o município se encontra. Ela conversou com o presidente da Cooperativa Santa Teresa, Valtemor Gentilini e a prefeita Gisele Caumo, quando pode levar sua solidariedade e se colocar à disposição do município.

Na última quarta, uma comitiva do Governo Federal fez uma vistoria nos municípios gaúchos de Muçum, Encantado, Arroio do Meio e Roca Sales. Após, o Governo Federal divulgou medidas em apoio ao Rio Grande do Sul:

🔸 Criação de sala de situação permanente com 10 ministérios trabalhando em força-tarefa.
🔸 Botes de resgate enviados pela Marinha e Exército.
🔸 8 aeronaves disponibilizadas e já em ação desde segunda-feira.
🔸 450 profissionais das Forças Armadas trabalhando nos resgates.
🔸 Tratores enviados pelo Batalhão de Engenharia.
🔸 20 mil cestas de alimentos a caminho, enviadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
🔸 Kits de medicamentos para 15 mil pessoas enviados pelo Ministério da Saúde.
🔸 Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, com estrutura especial para socorrer as vítimas.
🔸 Envio de R$ 800 por pessoa desabrigada às prefeituras, para custos emergenciais.
🔸 Reestabelecimento das antenas de comunicação das cidades atingidas -Roca Sales já foi reestabelecida.
🔸 Nova viagem ao RS liderada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, no próximo domingo.

Deixe um comentário