Saltar links

Deputada gaúcha quer proibir divulgação de imagem de autores de massacre e chacinas

A deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) apresentou, nesta segunda-feira, 29 de maio, um projeto de lei que dispõe sobre a vedação da divulgação da imagem, do vídeo e dados pessoais de autores de crimes de terrorismo, massacres e chacinas, pelos veículos de comunicação e todas as formas de mídia, incluindo as plataformas digitais.

Segundo a proposição, caso seja aprovada, fica proibida a divulgação, exibição, publicação, transmissão e compartilhamento, do nome e qualquer identificação pessoal, imagem e vídeos dos autores de crimes de massacre, chacina e terrorismo, por todos os veículos de comunicação e formas de mídia.

Em caso de descumprimento do disposto neste projeto de lei, será realizada a aplicação de multa de R$ 100.000,00 (cem mil), por dia de divulgação, exibição, publicação, transmissão e compartilhamento.
Em sua justificativa, a parlamentar argumentou que nos últimos anos acompanhamos o crescimento dos crimes de massacre, sendo o último, ocorrido em 05 de abril na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau/SC, vitimando 04 crianças. Para ela, o crescimento da violência é “reflexo de práticas incentivadas nos últimos anos”.

“Não podemos transformar criminosos em modelos ou heróis para potenciais infratores. Pelo contrário, precisamos unir esforços para combater a propagação e incentivo à violência e, para isso, são necessárias medidas que restrinjam a disseminação do ódio.”, comenta a deputada Denise Pessôa.

De acordo com a deputada Denise, estudos demonstram que a divulgação de cenas de crime e seus autores propaga, instiga, incentiva e encoraja outras pessoas a também cometerem crimes.

Deixe um comentário