A Deputada Federal Denise Pessôa (PT-RS) sugeriu aos Ministérios de Portos e Aeroportos e ao do Turismo a internacionalização do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. A indicação foi oficializada por requerimento protocolado nesta quarta-feira (22), mas a sugestão havia sido apresentada pela parlamentar ao Ministro do Turismo, Celso Sabino, em reunião ainda pela manhã.
A internacionalização é necessária, diante da crise climática que atinge o Rio Grande do Sul, e deixou o Salgado Filho, em Porto Alegre debaixo da água.
“O nosso Estado precisa de alternativas para retomada do setor, e para isso precisamos manter a conectividade. Há diversas demandas porque os estragos afetaram a infraestrutura dos municípios, não apenas nas estradas que ligam uns aos outros, mas dentro das próprias comunidades. Reforço o pedido da internacionalização do aeroporto de Caxias do Sul como uma alternativa para o setor”, afirma a deputada.
O pedido já havia sido feito pelo Internacional e pelo Grêmio para resolver parte das dificuldades logísticas e garantir que os clubes retomem os jogos, especialmente, na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana, o que também é importante para o turismo do Estado. A deputada ressalta que o aeroporto de Caxias do Sul é estratégico e tem sido fundamental para que doações, voluntários e profissionais de diversas áreas cheguem ao estado.
“A Serra gaúcha também vive do turismo, e temos que trabalhar ações emergenciais. Temos o projeto do aeroporto de Vila Oliva, mas nesse momento internacionalizar o Hugo Cantergiani é uma alternativa para que a gente não volte a ficar refém do Salgado Filho, como estamos agora, e é também uma medida que vai auxiliar o turismo e alavancar a economia”, explica a parlamentar.
A reunião com o ministro do Turismo durou cerca de duas horas, e no encontro, Sabino e a bancada gaúcha debateram ações para retomar o crescimento econômico do Rio Grande do Sul, em meio à crise climática. Também participaram da reunião prefeitos e representantes do trade turístico gaúcho.