Pedido feito à coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), Tamires Sampaio, leva em consideração o alto índice de ameaças a mulheres, feminicídio, estupros, entre outras violências que mulheres de Caxias do Sul enfrentam todos os meses.
A deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) reuniu, na tarde de ontem, 30 de maio, com a assessora especial do Ministro da Justiça e coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), Tamires Sampaio, para solicitar a inclusão do município de Caxias do Sul no programa. O pedido leva em consideração o alto índice de feminicídios, ameaças de morte, estupros, entre outras violências que mulheres de Caxias enfrentam todos os meses.
De acordo com índices da Secretaria da Segurança Pública do RS, somente em janeiro deste ano foram 119 ameaças à integridade de mulheres em Caxias do Sul, totalizando 383 registros de ameaças de janeiro a abril. Também foram registrados cinco feminicídios, cinco tentativas de feminicídio, 15 estupros e 228 lesões corporais no município durante o mesmo período.
“Não podemos permitir que mulheres continuem sendo ameaçadas e agredidas. Com a entrada no PRONASCI, o município de Caxias vai receber uma atenção especial, com o fortalecimento de políticas e ações de combate à violência”, afirma a deputada federal Denise Pessôa, que foi vereadora na cidade durante 14 anos. A coordenadora do PRONASCI, Tamires Sampaio, comprometeu-se em fazer o possível para que Caxias do Sul seja contemplada pelas ações e recursos provenientes do programa.
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) foi instituído pelo então Ministro da Justiça Tarso Genro (PT/RS) e regulamentado pela Lei nº 11.530, de 2007. O programa prevê 94 ações a serem executadas pelo Governo Federal em parceria com os Estados, o Distrito Federal e os municípios. As ações envolvem o estabelecimento de relações com comunidades e famílias a partir de projetos de assistência com a intenção de melhorar a segurança pública no país com uma visão ampla de segurança pública que inclui a cultura, a educação e a saúde da população.