Saltar links

Deputada Federal Denise Pessôa destina R$ 300 mil para a reativação do Festival Galponeira de Bagé

A deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) destinou R$ 300 mil em emenda parlamentar para a reativação do Festival de Música Nativista Galponeira de Bagé, um dos mais importantes eventos do Rio Grande do Sul. Com a destinação dos recursos, o evento poderá retomar as atividades, incentivando o desenvolvimento de novos talentos e fortalecendo o turismo cultural na região.

“A Galponeira de Bagé é mais do que um festival: é um espaço de identidade e pertencimento para o povo gaúcho, especialmente, para os bageenses. É uma maneira de preservar e divulgar a música nativista, além de ser uma celebração viva da história, da arte e da essência do município. É fundamental garantir que manifestações culturais como essa sigam vivas e acessíveis no nosso Rio Grande do Sul”, destaca Denise.

A destinação foi confirmada durante agenda da parlamentar com o secretário de Cultura de Bagé, Zeca Brito, na última quarta-feira (12). O secretário ressalta que com a emenda parlamentar a deputada Denise ajuda o município a reviver um sonho:

“É um momento de consagração de nossos compositores, instrumentistas e intérpretes. Uma verdadeira celebração de talentos, de nossa história, em nossas raízes culturais. Um evento gratuito à população que certamente dará força ao turismo, na medida que retorna ao calendário do município. Estamos muito agradecidos a Deputada Denise Pessoa por perceber nossa vocação de Pólo Regional de Cultura e por resgatar a dignidade de nossos artistas com respeito às tradições”, afirma o secretário.

O prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi, também ressalta a importância do Galponeira para a cidade.

“Durante minhas primeiras gestões como prefeito, incluímos diversos eventos no calendário cultural de Bagé, entre eles a Galponeira, uma vitrine para novos talentos e um espaço para receber grandes artistas gaúchos. Agora, Bagé retomará seu protagonismo, e queremos acolher turistas e amantes da música nativista em uma cidade viva, rica em história, tradição e cultura.”

A retomada do festival reforça o compromisso da deputada com a valorização da cultura e com o fortalecimento do setor artístico e turístico do Rio Grande do Sul. O evento acontecerá no segundo semestre de 2025, mas só será divulgada após aprovação do Orçamento da União.

Deixe um comentário