Saltar links

Deputada Federal Denise Pessôa desfila nas seis escolas de samba na retomada do Carnaval de Rua de Caxias do Sul

A alegria e o samba no pé marcaram a retomada do Carnaval de Rua de Caxias do Sul com o desfile de seis escolas entre a noite deste sábado (8) e a madrugada de domingo (9) na Rua Plácido de Castro. Uma das principais articuladoras para a realização do evento, a deputada federal Denise Pessôa (PT\RS) desfilou em todas as agremiações. Com uma história vinculada ao evento cultural, a parlamentar destinou uma emenda de R$ 200 mil para apoiar o retorno do desfile oficial, que não acontecia desde 2016.

Esse recurso foi repassado ao Instituto Quindim para a promoção de 33 oficinas realizadas por 21 oficineiros de 08 fevereiro a 03 de março nas seis escolas. Durante esses encontros os integrantes das escolas e moradores das comunidades confeccionaram fantasias, adereços e alegorias. Também tiveram oficinas para desenvolvimento de tema enredo, composição, letra e harmonia, percussão, canto e dança, entre outros.

Cheia de energia e disposição, Denise atendeu ao convite das seis escolas, e desfilou do começo ao fim da avenida. O desfile durou cerca de oito horas, sendo que a parlamentar desfilou caracterizada conforme o figurino de cada agremiação, e em alas diferentes de cada escola, mostrando carisma e samba no pé.

Emocionada, Denise ressalta que é um orgulho poder ter viabilizado a volta da energia, cultura e identidade que cada escola carrega e desse reencontro na avenida.

“Tive a oportunidade em 2010 de ser vice-presidente da Liga Carnavalesca com outros vereadores, e naquele momento trabalhar para reconstruir o evento. Agora como deputada federal pude contribuir com a retomada do nosso Carnaval de Rua, que é um patrimônio histórico e cultural. Estivemos nas comunidades, conversando com os moradores, e vendo de perto a alegria e o trabalho nos bastidores para poder realizar essa festa maravilhosa que é o nosso Carnaval de Rua”,

Ela afirma ainda que a emenda parlamentar foi um investimento nas pessoas e nas comunidades para que as escolas pudessem se preparar para voltar à avenida.

“Teve o trabalho de muitas mãos para que as escolas voltassem a desfilar. e teve a dedicação de costureiras, artesãos, músicos e tantos profissionais que fizeram o evento brilhar. Quem andou pelas nossas comunidades e viu as 33 oficinas e os oficineiros trabalhando e ensinando sabe que o Carnaval é uma festa popular e familiar , que merece todo o nosso apoio e respeito, então não deixemos o samba morrer!”, emocionou-se ela, antes de desfilar pela avenida.

Desfile

O desfile começou por volta das 21h30 quando a Acadêmicos Pérola Negra tomou a avenida e agitou o público cantando e dançando para Oxain, o axé da cura. Às 22h35 foi a vez da Nação Verde e Branco levar a alegria aos foliões com uma homenagem à livraria Arco da Velha e ao Bloco da Velha. Logo depois, por volta de 23h35, a Acadêmicos Filhos de Jardel homenageou a sétima arte, em um momento em que o filme Ainda Estou Aqui conquistou o Oscar, inédito ao país, de Melhor Filme Internacional.

Na sequência, a Unidos do É o Tchan tomou a avenida com cerca de 300 pessoas desfilando em sete alas em homenagem aos 150 anos do município de Quaraí. Às 2h, foi a Acadêmicos XV de Novembro que animou os foliões com um samba enredo saudando a diversidade e inclusão. A Associação Cultural e Esportiva São Vicente, encerrou a festa popular reverenciando a negritude, a ancestralidade e a resistência.

O Rei Momo, Diogo Braga da Rosa, a Rainha, Jéssica Jardim da Silva, e as princesas Natália Almeida Borges e Karine de Oliveira Ribeiro também estiveram presentes, sempre abrindo o desfile das escolas.

Deixe um comentário