Saltar links

Deputada Federal Denise Pessôa anuncia instalação de sistema com maior eficiência para pousos e decolagens no aeroporto de Caxias

Deputada Federal Denise Pessôa recebeu confirmação do Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, sobre melhorias no aeroporto de Caxias do Sul
Crédito: Marcelo Tavares

A deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) anunciou na noite de terça-feira (04) que o Aeroporto Hugo Cantergiani receberá um sistema mais eficiente e moderno para pousos e decolagens. A informação foi confirmada à parlamentar pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante reunião em Brasília. De acordo com a parlamentar gaúcha, o ministro se comprometeu em implantar o sistema RNP-AR nos próximos 15 a 20 dias. 

” É um sistema mais moderno e que faz com que os voos possam voar com maior eficiência, mesmo com neblina.  O RNP-AR fará com que os voos sejam mais otimizados, porque hoje há cerca de 23% de cancelamentos, devido a neblina que é constante na nossa cidade. É uma medida emergencial, que vai resolver de forma mais ágil e imediata a situação em Caxias”, destaca Denise.

Além disso, o governo também se comprometeu com a possibilidade de internacionalização do aeroporto Hugo Cantergiani, assim como da Base Aérea de Canoas.

“O Governo Lula está analisando qual deles é mais viável, ou até se os dois acabam sendo viáveis para a questão da internacionalização. E também falei com o ministro sobre a questão do aeroporto de Vila Oliva.

O governo entende que é importante e é prioridade para o Ministério esse aeroporto. O projeto e os ajustes que estão sendo feitos estão sendo acompanhados de perto pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC)”, afirma a deputada.

RNP-AR (Required Navigation Performance – Authorization Required)

Descrição: 

O RNP-AR é uma navegação avançada por satélite que permite às aeronaves seguirem rotas precisas e curvas durante a aproximação para o pouso.

Vantagens:

Flexibilidade Operacional: Ideal para áreas montanhosas ou espaços aéreos congestionados.

Economia de Combustível: Rotas diretas e eficientes, reduzindo consumo de combustível e emissões de carbono.

Menor Infraestrutura: Não depende de infraestrutura em solo, viabilizando aeroportos menores ou remotos.

Deixe um comentário