Saltar links

Deputada Denise participa de audiência sobre incremento de R$ 13 milhões ao Hospital Pompéia no Ministério Público Federal

A deputada federal Denise Pessôa (PT) participou de uma audiência para tratar do repasse do incremento de R$ 13.051.568,17 do Governo Federal ao Hospital Pompéia. A reunião aconteceu na sede do Ministério Público Federal (MPF) de Caxias do Sul na tarde desta sexta-feira (16). Participaram do encontro, o procurador Fabiano de Moraes, a superintendente do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira, a Coordenadora Jurídica, da instituição hospitalar, Cristiane Paim e a secretária de Saúde de Caxias, Daniele Meneguzzi.


O valor foi liberado pela União, ainda em 17 de maio, mas ainda não foi repassado à instituição pelo município, porque a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) condiciona o repasse ao aumento da prestação de serviço. Contudo, a deputada esclarece que o incremento foi feito devido ao déficit anual deixado pelo excedente de cirurgias realizadas na instituição, referência para a região serrana. “A SMS alega dificuldades técnicas para efetuar o repasse, então agora ficou determinado que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) irá orientar o município para que o recurso chegue até o Pompéia”, explica a deputada.


Ela acrescenta que o incremento é para os atendimentos que já são feitos, além do que a instituição deveria atender, e não para que aumente a demanda de serviços prestados pelo hospital. Denise explica ainda que o Ministério da Saúde compreendeu a necessidade do aumento do recurso para a traumatologia e ortopedia do Pompéia.


“Nós levamos até o Governo Federal, a relevância do hospital para a Serra. O incremento do recurso é resultado desse compromisso com a saúde da nossa população, e da atuação forte do mandato para auxilias às demandas da comunidade”.


Esse é o segundo encontro entre a parlamentar e a superintendência do hospital para resolver o assunto com o município. Em 09 de julho, Lara e Cristiane estiveram no Ministério da Saúde, em Brasília em busca de soluções. Naquela ocasião, o Coordenador do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC), Josafá Santos, ficou combinado que o Pompéia irá oficiar o MS sobre o assunto, para que o ministério oriente a prefeitura, e assim possa repassar o recurso a instituição.

Deixe um comentário