A vitória de Lula nesta eleição representa a esperança de um futuro melhor e a possibilidade de concretizar novos sonhos. Nessa jornada, Lula vai precisar de um Congresso alinhado com seu governo. Mulher, mãe, ativista, jovem mas experiente, Denise Pessôa é o nome certo para apoiá-lo em Brasília como Deputada Federal
O Brasil vive um dos momentos mais dramáticos e difíceis de sua história. Problemas que pareciam superados, como a fome, a inflação, o desemprego e a falta de renda, voltaram a assombrar o povo brasileiro. Desde o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, a sociedade vem testemunhando o retrocesso nas políticas públicas que garantem dignidade e direitos sociais para as trabalhadoras e os trabalhadores do nosso país. O governo Bolsonaro, com sua retórica fascista, suas práticas antidemocráticas e suas medidas antipopulares, aprofundou esse retrocesso, levando o Brasil para um cenário de destruição.
Ao lado da piora das condições de vida da população, ataques à educação, à cultura, à ciência e à saúde pública, com cortes cada vez maiores de recursos destinados ao necessário financiamento dessas áreas essenciais. Junto ao crescimento da desigualdade e da miséria, agressões contra as mulheres e as populações negra, indígena e LGBTQIA+. Em lugar do diálogo, a violência contra ativistas e democratas que se levantam na defesa das instituições e dos direitos humanos. Na tragédia da pandemia, o atraso na compra de vacinas e a campanha de desinformação que ceifaram centenas de milhares de vidas brasileiras.
Todos esses graves problemas tornam a eleição deste ano decisiva para o nosso futuro. O pleito de outubro simboliza a esperança de reconstruir o país e concretizar novos sonhos, deixando para trás a dura realidade que hoje se impõe à nossa gente.
Trabalho, renda e direitos sociais
A candidatura de Lula à presidência representa – em suas próprias palavras – “a verdade contra a mentira, o amor contra o ódio, a solidariedade contra a discórdia, a democracia contra o autoritarismo”. Em termos mais concretos, representa a comida no prato de quem hoje tem fome. O trabalho digno para quem não encontra emprego ou está precarizado. O aumento da renda e a possibilidade de consumo a quem tem seu salário desvalorizado e corroído pela inflação. O acesso à moradia, à saúde e à educação para todas e todos que tiveram esses direitos básicos negados nos últimos anos.
Lula é o líder que presidiu por duas vezes o Brasil e conduziu o país e o seu povo em direção à prosperidade, com distribuição de renda e inclusão social. Lula também tem a força política do construtor de alianças que somam vontades e iniciativas para erguer uma nova nação, mais fraterna, justa e humana.
Sua vitória neste pleito será histórica e irá marcar o início desse processo tão almejado de reconstrução nacional. Mas isso não será suficiente: para garantir a efetiva derrota do projeto de extrema-direita encarnado por Bolsonaro e mudar o país, é fundamental eleger um Congresso alinhado com essa nova proposta de governança.
Renovação
É para travar essa luta crucial que Denise Pessôa encara o maior desafio de sua trajetória política e desponta como um dos grandes nomes da renovação do Partido dos Trabalhadores na disputa para a Câmara Federal. Arquiteta e urbanista, servidora pública e militante, Denise entrou na política aos 24 anos de idade e tornou-se vereadora de Caxias do Sul (RS) em 2009, sendo então a mais jovem parlamentar do município.
Ao conquistar a confiança da população em seu trabalho, elegeu-se novamente em 2012, para uma legislatura na qual foi a única vereadora. Atualmente, cumpre seu quarto mandato, integrando o Conselho Municipal da Juventude e ocupando o cargo de Presidenta da Câmara.
A biografia de Denise, sua atuação no campo político e as pautas que defende de forma aguerrida demonstram porque ela é o nome certo para apoiar o projeto de Lula no legislativo federal. Embora jovem, já tem um percurso de 14 anos na vida pública. Nesse tempo, batalhou pelo desenvolvimento da cidade e da Serra Gaúcha, importante polo produtivo nacional que reúne 14 municípios, cerca de 864 mil habitantes e um pujante parque industrial.
No legislativo caxiense, Denise também lutou pelos direitos de trabalhadoras e trabalhadores, servidores públicos, jovens e imigrantes. Integrou a Mesa Diretora e presidiu a Frente Parlamentar pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a Comissão de Direitos Humanos e a Comissão de Legislação Participativa Comunitária.
Além disso, foi integrante do Conselho Estadual das Cidades e candidata a Deputada Estadual pelo PT nas eleições de 2018, conquistando espaço como uma das principais jovens lideranças do partido no Rio Grande do Sul. Em reconhecimento ao seu trabalho, foi indicada ao Troféu Mulher Cidadã na categoria Promoção da Participação Política.
Parlamentar presente, séria e propositiva, Denise tem a empatia e o comprometimento necessários para dar suporte ao novo Governo Lula em Brasília e ser aliada na tarefa de transformar o país. A permanente defesa da educação e de projetos que garantem a segurança de mulheres, idosos e crianças marcam sua trajetória como vereadora e conectam sua candidatura à Câmara Federal com um projeto de esquerda, feminista e voltado ao combate a toda forma de opressão.
Justiça, paz e representatividade
O futuro com que o povo brasileiro sonha é um futuro de justiça e de paz. Por isso, reduzir as profundas desigualdades sociais que caracterizam a realidade brasileira e promover a inclusão constituem tarefas prioritárias. Assim como respeitar as diferenças, numa lógica contrária aos discursos de ódio e à intolerância que infelizmente ainda têm eco em parte de nossa sociedade.
Tudo isso começa garantindo a representatividade dos diversos grupos que compõem o país na casa legislativa. Só assim será possível contemplar as importantes demandas desses diferentes grupos sociais, por meio de leis que revertam injustiças e promovam mais equidade. Atualmente, as mulheres são maioria na população brasileira, mas ocupam apenas 15% das cadeiras na Câmara dos Deputados. Eleger mais deputadas e ampliar a participação feminina no Congresso Nacional é, portanto, um imperativo.
Mas não se trata somente de buscar a representatividade das mulheres nos cargos legislativos. É preciso garantir que essa representação seja efetiva, ou seja, é preciso votar em mulheres comprometidas com a luta por igualdade, em todas as suas dimensões: igualdade social, igualdade de gênero, igualdade de direitos para negros, indígenas, LGBTQIA+ e demais comunidades que ainda lutam por reconhecimento e direitos civis.
Propostas para um novo Brasil
Se a verdadeira representatividade feminina passa pelo protagonismo de jovens mulheres com propostas para fazer um novo Brasil, Denise Pessôa tem muito a contribuir. Suas propostas vão ao encontro da promoção da soberania alimentar e do combate à fome como medida de prioridade máxima, pois não existe sofrimento maior do que o de uma família que não consegue colocar alimento no prato dos filhos. Abrangem, também, o incentivo à geração de trabalho e renda para a população, sem os quais não há crescimento econômico para o país nem dignidade para as pessoas.
Mas isso é apenas o começo.
O povo brasileiro convive com dificuldades históricas que precisam ser enfrentadas. A garantia de direitos sociais passa pela defesa intransigente de políticas públicas que atendam às necessidades de todas e todos. Essas políticas devem ter foco no desenvolvimento econômico, social e ambiental, regionalmente integrados, com estímulo aos setores produtivos, ao trabalho e ao empreendedorismo. Também devem atentar para a qualificação dos serviços públicos essenciais e sua universalização em termos de acesso.
Nessa direção, Denise se propõe a lutar pelo direito a uma cidade mais humanizada, pois entende que a reprodução de desigualdades começa – e também pode ser combatida – no espaço urbano. Assim, são importantes as políticas de acesso à moradia e a disponibilidade de hospitais, postos de saúde e escolas próximos às casas dos cidadãos.
Ao compor a base de Lula na Câmara Federal, Denise vai assumir a defesa da saúde pública, por meio do investimento no SUS e da valorização dos profissionais que estão na linha de frente do atendimento aos usuários do sistema.
Da mesma forma, irá trabalhar pela educação pública universal, gratuita e de qualidade, assegurando a alocação de recursos para escolas, universidades e projetos de pesquisa – e atuando para que professoras e professores ganhem o reconhecimento, a estima e a remuneração compatíveis com sua importância na formação de profissionais e cidadãos brasileiros.
O fortalecimento da indústria nacional e o incentivo à agricultura familiar, sobretudo às boas práticas agrícolas e sua relação com o tema da sustentabilidade, também são pautas que Denise quer fomentar no legislativo federal. Sua candidatura defenderá ainda o transporte público como um importante direito social, que deve ser promovido no sentido de garantir a mobilidade urbana e interligar regiões; a retomada das políticas de incentivo à Cultura, incluindo a fundamental recriação do Ministério da Cultura; o estímulo à cidadania, na perspectiva da luta pelo acesso aos direitos previstos na Constituição Federal e a permanente promoção dos direitos humanos.
Os desafios do novo Governo Lula são muitos. Denise quer estar na Câmara Federal para ajudar o presidente a superá-los e a reconstruir o país.
→ Conheça mais sobre as propostas da Denise nos outros artigos
→ Fica por dentro da campanha! Te inscreve pra receber informações exclusivas direto no teu e-mail:
Denise é nossa esperança de vida melhor. Denise nos representa.