Saltar links

Comissão presidida pela deputada federal Denise Pessôa aprova Dia Nacional de Defesa da Democracia

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (2), um substitutivo, de autoria do deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ) para instituir o Dia Nacional de Defesa da Democracia no calendário oficial do país. A data escolhida para a celebração é 25 de outubro, em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar em 1975. O filho de Herzog, Ivo, estava presente na reunião conduzida pela presidente, a deputada federal Denise Pessôa (PT/RS).

A aprovação ocorre na semana em que o golpe militar completa 61 anos e em meio à obstrução da extrema-direita, que busca a votação do PL da anistia para os golpistas de 8 de janeiro de 2023. A presidente Denise cumprimentou Ivo e ressaltou a alegria por aprovar o projeto que zela pela democracia na primeira reunião conduzida por ela:

“O Vladmir é um símbolo da nossa luta pela democracia, e que seja um dia para lembrar, mas também para termos Justiça”, destaca a deputada Denise.

Para o autor da proposta, deputado Tarcísio Motta (PSOL-RJ), a instituição do Dia Nacional da Democracia é fundamental para fortalecer a memória histórica e reforçar o compromisso do Brasil com a defesa dos direitos democráticos.

“Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça, viva Vladimir Herzog, viva a Democracia!, comemorou o deputado.

O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Deixe um comentário