O governo federal publicou uma portaria que autoriza o ingresso e a comercialização de produtos de origem animal produzidos no Rio Grande do Sul, com inspeção municipal e estadual para todo o país, em caráter emergencial. A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS), teve articulação no assunto ao conversar com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sobre a importância da portaria para auxiliar as agroindústrias, diante da catástrofe ambiental que assola o Rio Grande do Sul.
A portaria permite a comercialização durante o prazo de 90 dias. Na prática está liberado o trânsito de produtos que não tenham o selo de inspeção federal para os outros estados, nestes três meses.
“A medida atende reivindicações de diversas entidades gaúchas diante da calamidade pública provocada pelas enchentes no Estado. Nosso mandato foi procurado pela Associação Gaúcha de Laticínios, que estava apreensiva com a situação, porque além das perdas, os produtores não teriam como escoar os produtos sem a liberação”, explica a deputada.
A deputada Denise ressalta ainda que a medida emergencial é essencial do ponto de vista econômico.
“A portaria dará fôlego aos produtores que também foram fortemente afetados pela situação no Rio Grande do Sul, até porque dependem de feiras, restaurantes e vendas diretas ao consumidor que estão prejudicadas agora”, afirma a parlamentar.
A autorização de trânsito para as agroindústrias será emitida pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (SFA-RS).