Saltar links

Cinco propostas de enfrentamento à violência serão apresentadas pela deputada federal Denise Pessôa como PLs, após o Participa Mais Mulher

Cinco propostas construídas por mulheres de diferentes regiões do Rio Grande d]o Sul foram selecionadas para virar projetos de lei no Congresso Nacional, resultado da primeira edição do programa Participa Mais Mulher, idealizado pela deputada federal Denise Pessôa (PT/RS). 

A iniciativa, lançada em meio ao alarmante cenário de violência de gênero no Rio Grande do Sul, abriu espaço para o protagonismo feminino na formulação de políticas públicas. A seleção previa inicialmente três propostas, mas um empate triplo na terceira colocação ampliou para cinco o número de ideias contempladas.

“São propostas qualificadas, pensadas com carinho para transformar a realidade de muitas mulheres que vivem em situações de violência, e não tem condições de sair desse ciclo sozinhas. A nossa tarefa é dar continuidade e visibilidade, transformando essas ideias em projetos de lei e políticas públicas reais”, explica a deputada Denise.

A escolha final aconteceu por meio de plenária aberta ao público, onde as autoras das propostas inscritas puderam votar em até dois projetos. As iniciativas foram previamente apresentadas e discutidas, garantindo total transparência ao processo. 

As propostas serão divulgadas assim que forem protocoladas, com os nomes das autoras e as justificativas para que se tornem lei. 

Sobre o canal 

O Participa Mais Mulher é um canal de escuta, construção coletiva e protagonismo das mulheres na formulação de políticas públicas. Lançado pela parlamentar gaúcha em um contexto alarmante de violência de gênero, apenas no feriado da Páscoa, 10 mulheres foram assassinadas no Rio Grande do Sul, o programa recebeu mais de 30 de propostas de todo o estado, com indicações para o enfrentamento da violência e promoção de igualdade.

Deixe um comentário