A Deputada Denise Pesssôa PT-RS propôs e a Câmara Federal aprovou uma Moção de Aplausos a atriz Léa Garcia. A atriz morreu durante o 51º Festival de Cinema de Gramado, no qual seria homenageada com o Troféu Oscarito. O prêmio é destinado ao reconhecimento dos grandes atores e atrizes do cinema nacional.
A Deputada justificou a homenagem relatando o histórico de Léa Garcia. “Ela foi atriz brasileira consagrada. Participou de mais de cem produções, incluindo cinema, teatro e televisão. Ela é uma referência para jovens atores e admirada pela qualidade de suas atuações”, reforçou.
Reconhecida como a “Dama do Teatro Negro”, Léa também é considerada uma agente fundamental na quebra da barreira dos personagens tradicionalmente destinados a atrizes negras. Em seu trabalho de atriz, Léa levou o ativismo antirracista e as reflexões sobre a situação do negro na sociedade brasileira para os palcos e a dramaturgia.
O filho da atriz, Marcelo Garcia, agradeceu a homenagem. “Nossa família fica muito grata e vamos seguir em frente. Como dizia a Dona Léa o show não pode parar e a gente nunca pode desistir”, disse.
Fora das telas e do teatro, a atriz que nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de março de 1933, atuou em movimentos sociais, organizações da sociedade civil e instituições na defesa de direitos. “Sua voz se uniu a lutas por igualdade racial e de gênero, contribuindo para um Brasil mais inclusivo e justo”, finalizou a parlamentar. O Deputado Tarcisio Motta (PSOL/RJ) também subscreveu a homenagem.