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Ampliação no atendimento do Campus do Instituto Federal é debatido em Brasília

Aumentar a capacidade de atendimento do Campus de Caxias do Sul do Instituto Federal foi o tema de uma reunião na tarde desta quarta-feira, 12 de abril, em Brasília. A Deputada Federal Denise Pessôa/PT, o vereador Lucas Caregnato/PT, o Diretor-geral do Campus de Caxias do Sul do Instituto Federal, Jeferson Luiz Fachinetto e o Secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), Getúlio Marques Ferreira participaram da discussão. Durante o encontro, o professor Jeferson entregou um documento solicitando o reenquadramento do Campus IFRS Caxias do Sul para o modelo de dimensionamento 90/60, o que possibilitaria a contratação de novos docentes e servidores para o Instituto.

A Deputada Denise avaliou o encontro como positivo. Ela lembra que a educação é uma das áreas que recebe muita atenção por parte do Governo Federal. “É necessário que se fortaleça o ensino profissionalizante em nossa cidade. Existe muita demanda por parte das empresas e o Instituto Federal é um importante elo de ligação entre os jovens e o mercado de trabalho”, destacou. O vereador Lucas reforçou a necessidade do IF em aumentar o número de docentes e servidores, já que a limitação no quadro atual não permite que o Campus possa expandir sua atuação para novos cursos técnicos ou de graduação. “É uma demanda antiga. Isso permitiria abrir outros cursos de ensino técnico, profissionalizante e superior. Uma possibilidade seria abrir uma licenciatura como Pedagogia, o que marcaria uma demanda importante e fundamental da nossa região”, disse. Durante o encontro, o professor Jeferson revelou que atualmente o Campus conta com cerca de 1.700 alunos matriculados e a demanda por formação é muito maior do que a capacidade formativa atual.

O Campus de Caxias do Sul do Instituto Federal conta com 70 docentes e 45 técnicos administrativos. Os cursos desenvolvidos atualmente são o Técnico em Fabricação Mecânica integrado ao ensino médio; Técnico em Plásticos integrado ao ensino médio; Técnico em Química integrado ao ensino médio; Técnico em Plástico na modalidade subsequente; Técnico em Administração na modalidade Proeja, de educação de jovens e adultos; Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais; Engenharia de Produção; Engenharia Metalúrgica e Licenciatura em Matemática.

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